Para as mamães ocupadas: Essas dicas vão ajudar você a se organizar.

Cuidar do bebê, lidar com as novidades da maternidade, organizar a casa, trabalhar e lidar com desafios diários não é fácil e ocorre com muitas mulheres, exigindo que adapte uma a organização para lidar ou não com tudo no dia a dia.

Se familiariza com esse cenário mamãe?

Primeiro queremos te lembrar que não é necessário sempre conseguir lidar com tudo, que às vezes você vai precisar mudar os planos, vai errar, esquecer algumas coisas e está tudo bem, isso acontece com todas nós mães, só que de maneiras diferentes.

Mas, temos certeza que tentar manter uma rotina de gerenciamento vai te trazer mais equilíbrio, relacionamento entre mãe e filho, mulher e marido, e também te ajudará como uma ferramenta para lembrar e organizar as tarefas, além de ser um bom exemplo para os filhos criarem de hábito no futuro com a escola, trabalho etc.

Vamos aos tópicos?

Não lote sua agenda de tarefas!

Lembre-se que você não deve se sobrecarregar de tarefas e que é preciso dividir com o parceiro algumas atividades para que tudo não fique somente para você.

Crie tempo de pausas no seu dia e também deixe um espaço para as crianças terem um momento de qualidade em família.

Você pode ter uma conversa em família para definir quais atividades as crianças querem fazer, deixando elas darem opinião e dialogar depois com seu marido as escolhas.

Estabeleça uma rotina familiar básica.

Crianças precisam de horários e comandos para exercer as atividades diárias como acordar, se arrumar para escola, entre outras tarefas até se adaptarem a rotina.

Crie um horário para que todos despertem com tranquilidade, podendo fazer as atividades com espaço de tempo para imprevistos e possam tomar café da manhã juntos, além de importante para o início do dia, esse momento gera ainda mais conexão entre a família.

Após o café e as crianças irem para a escola, fica mais fácil encaixar as outras atividades e estabelecer o horário ideal para se deitar e ter uma boa noite de sono.

Organize suas tarefas por semana.

Você pode criar um planner mensal com as principais tarefas, mas alguns compromissos podem entrar inesperadamente e o planejamento semanal pode acabar sendo mais fácil de planejar, além de objetivo, sem despertar a sensação de sobrecarga.

Divida as atividades.

Você não deve fazer todos os afazeres sem ajuda, então organize as tarefas para que seu marido e filhos se mais grandinhos te ajudem. Arrumar a casa, guardar os brinquedos, jogar as roupas no cesto, algumas atividades que são pequenas, mas que com certeza farão diferença no seu dia a dia.

Se você tiver com bebê pequeno, crie uma rede de apoio com sua família, mãe, irmãs e não deixe de pedir ajuda quando precisar ou começar a sentir necessidade, lembre-se que se sobrecarregar não te fará bem e o bebê sente através da sua conexão.

Em caso de emergência, ligar para…?

Nunca sabemos quando pode surgir um imprevisto, como uma reunião se estender, o pneu do carro furar, entre outras situações que esquecemos com a constância de atividades, mas que acontecem e nos pegam desprevenido.

Por isso, manter contatos para essas situações emergenciais é fundamental. Procure manter duas pessoas de confiança, seja familiar ou amigo, para contar caso você precise de alguém para ficar com as crianças, buscar na escola.

Seja no home ou no físico, crie um bom espaço para o seu trabalho.

A rotina já é uma loucura e os afazeres não param, ter um ambiente bonito e que seja a sua cara para trabalhar vai te ajudar a focar e a se sentir bem para exercer o trabalho.

Coloque elementos, utilize dos post-its para te ajudar a lembrar das principais tarefas e caso trabalhe em casa, separe um ambiente para isso, que não tenha a interferência da família se possível.

Não esqueça de você!

O excesso de atividades pode fazer com que nesse meio você esqueça de cuidar da pessoa mais importante, então reserve um tempo para cuidar de você, fazer atividades que gosta, se exercitar ou ao menos alguns minutos para você respirar.

O seu bem-estar muda o espirito de toda a casa, lembra que você é o centro e o principal exemplo dos pequenos, mostrar para eles que você se prioriza os ensinara muito sobre autocuidado e amor próprio.

Gostou das dicas mamães? Esperamos ter te ajudado e saiba que se precisar a TudoComNome está aqui.

Não se esqueça de antes de finalizar essa leitura, conferir as novidades que chegaram em nosso site.

Temos chupetas, mantinhas, kit enxoval, mochilas, e muito mais personalizado para facilitar a sua rotina com o(a) pequeno(a).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *