Você sabe o que é exterogestação?

Nunca ouviu falar em exterogestação mamãe? Essa fase é muito importante após a gestação, por isso viemos explicar para você o que é e as melhores formas de cuidado.

Pronta para a leitura?

– O que é. A exterogestação nada mais é do que a fase das primeiras semanas de vida do seu bebê, principalmente nos 3 primeiros meses após o nascimento.

Esse período corresponde ao desenvolvimento do bebê, isso porque ele está passando por uma transição cheia de adaptações no mundo aqui de fora, já que saiu recentemente do útero da mãe, onde era quente, com alimentação contínua e o principal, tinha contato integral com a mãe.

Pense aqui com a gente, essa é uma fase de adaptação para vocês dois, mas ele está aprendendo as atividades básicas para sobreviver e ainda é dependente da mãe, muita coisa nova, não é mesmo?

– Cuidados que você deve ter durante esse processo. O seu bebê já percebeu que vocês não são um só, então agora ele precisa se adaptar a essa nova realidade, e é aí que vocês papais podem ajudar.

– Reproduza o ambiente uterino sempre que for possível. Esse é o local que o aconchegou por 9 meses e faz muita falta. Utilize lenços, balanço, mantas, swaddle.

– Mantenha o máximo de proximidade e contato com seu bebê. Claro, isso é praticamente natural, já que é a mãe que amamenta e fica maior parte do tempo com o pequeno(a), mas é fundamental manter essa relação e saiba que vai além do físico. Cantar, conversar, contar histórias também estabelecem uma conexão que passa segurança nessa fase.

– A sucção não nutritiva também ocorre. Você deve saber que é possível que seu bebê peça seu peito e fique sugando sem necessariamente se alimentar. No útero ele era alimentado de forma integral, através do cordão umbilical, sem precisar chorar para pedir comida, e agora as coisas mudaram.

– Choro é uma forma de se comunicar. É através do choro que ele extravasara tudo que é de novo que está sentindo e principalmente suas necessidades, como de afeto, fome, cólicas. Nessas horas aconchegar ele no seu peito é a melhor coisa mamãe.

– Embrulhe seu bebê para remeter ao espaço do útero. Lá ele se sentia seguro, sob toque e acolhido por você, reproduzir essa sensação vai deixa-lo mais calmo. No nosso site você encontra vários modelos de Swaddle, para deixar seu bebê bem apertadinho.

– Procure dar banhos gostosos e rápidos sempre em temperatura similar a corporal, que é entre 36 e 37,5. No início é recomendado banhos de no máximo 5 minutos, devido a imunidade, e que as orelhinhas sejam protegidas para não entrar água e desenvolver infecção no ouvido.

– Estimule varias sonecas durante o dia. Os bebês precisam dormir constantemente para repor energia, recém-nascidos de 3 em 3 horas por exemplo. Com o tempo você vai estabelecendo uma rotina para que ele durma mais durante a noite.

Para a hora de dormir, um pouco antes do banho, faça massagem, coloque um sonzinho baixo e diminua as luzes aos poucos, isso ajudará ele a entender que a noite está chegando e é hora de ir dormir.

Chegamos ao final das dicas e esperamos que você esteja ainda mais confiante e informada sobre o assunto mamãe. Agora que tal dar uma passadinha no nosso site e aproveitar as promoções incríveis? Temos sempre lançamentos e produtos essenciais para o enxoval e para as primeiras fases do seu bebê.

A TudoComNome faz questão de estar com você nos principais momentos da maternidade, conte com nosso apoio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *