Os cuidados com os seios durante a gravidez e após o parto começam por manter corpo e mente em equilíbrio.
Quando o corpo percebe a presença de seu novo hóspede envia sinais para todas as partes e ativa funções latentes.
É um processo de adaptação incrível com sintomas claros que não dá para ignorar.
Enquanto o útero gera e nutre essa nova vida, os seios se preparam para entrar em ação no devido tempo.
Conheça os cuidados com os seios para que a amamentação deixe boas lembranças na memória da mãe e do bebê. Leia um pouco mais!
Os cuidados ideais com os seios durante a gravidez
O aumento de progesterona e estrógeno desde o início da gravidez causam alterações rápidas e significativas nos seios.
Dor e desconforto podem ser decorrentes da tensão mamária, enquanto isso o volume do seio aumenta visivelmente. Para se adaptar a pele se estica e pode estriar.
Alguns cuidados práticos podem gerar excelentes resultados a partir da gestação:
- Alimentação adequada: inclua produtos naturais, se possível, além das fontes de vitamina C, tais como acerola, goiaba e laranja. Lembre-se do ácido fólico, presentes nos compostos prescritos e também no brócolis, espinafre e couve chinesa.
- Exercícios físicos: renovam a energia e ajudam a impedir o excesso de peso. As caminhadas estimulam a circulação sanguínea e previnem estrias.
- Hidratação interna e externa: beber água e líquidos em quantidade suficiente é básico. Além disso, o ideal é cuidar da pele com cremes e óleos à base de lanolina e vaselina. Isso evitará o ressecamento e coceira que rompem a camada superficial da pele, causando as indesejáveis estrias.
- Banho de Sol e bucha vegetal: há divergências sobre ambos. Acreditava-se que a exposição dos seios ao sol alguns minutos diários e esfregá-los com bucha vegetal no banho ajudava a fortalecê-los. Hoje em dia não é aconselhável esfregar com a bucha por ter a possibilidade de causar fissuras no bico do peito. Converse com seu médico sobre o assunto.
Proteja-se usando roupas e sutiãs adequados e confortáveis. Alças largas ajudam a dar boa sustentação. A aréola se escurece pouco a pouco, proteja-a, não aplique produtos sobre ela. Sobretudo, confie que tudo dará certo.
Cuidados com os seios após o parto
Após o parto é ideal que o bebê consiga mamar logo nas primeiras horas. O colostro que equivale a uma super dose de vacina dura até o terceiro dia aproximadamente.
Com a descida do leite, ou apojadura, é importante que mãe e bebê estejam confortáveis. Fazê-lo mamar em livre demanda e sem adquirir manias é a melhor estratégia, portanto fique atenta para estes cuidados com os seios:
- Colocá-lo de frente para o seio, em posição confortável;
- Ajudá-lo a pegar o seio, cobrindo parte da aréola com a boca para formar uma ventosa;
- Revezar nas duas mamas;
- Não deixe que o bebê use o bico do peito como chupeta.
Em caso de mamas empedradas, massageie-as com movimentos circulares e descendentes a partir da região da axila. Outro recurso é a almofada de hidrogel que pode aliviar o incômodo da mama.
A boa pega previne rachaduras e fissuras na aréola, caso ocorram espalhe um pouco de leite, ele possui efeito cicatrizante.
Não utilize sabonetes sobre os mamilos e aréolas ao lavá-los. Essa região produz um óleo próprio que a protege naturalmente.
É importante não se entregar a excessos de preocupação, o próprio corpo se prepara para atender à demanda do bebê.
A amamentação cria um vínculo único e especial entre a mãe e o bebê, você será ainda por um bom tempo o universo dele.
Ele vai mamar para se alimentar, se aconchegar e se sentir seguro junto ao calor do seu corpo .
Cuide de seu estado físico e emocional. Além disso, descanse para estar apta a suprir as necessidades do bebê e aproveite essa fase.
Saiba mais como se cuidar durante a gravidez e após o parto nas matérias de nosso blog!
Na loja Tudo com Nome você encontra diversas opções em objetos e mimos personalizados para seu Bebê e para presentear!