DICAS PARA TE AJUDAR A ENSINAR BOAS MANEIRAS PARA SEU FILHO

É muito comum quando uma mulher fica grávida, encontrar várias pessoas que querem dar palpites na criação da futura criança, inclusive como ensiná-los boas maneiras. Embora a maneira como irá criar o filho seja definida pelos próprios pais, que aprenderão melhor com a prática, algumas dicas são básicas, mas muito eficazes nessa tarefa. Por meio de lições simples como não mexer nas coisas de outras pessoas e dizer obrigado, a criança irá adquirir princípios de educação e boa convivência que o ajudarão para o resto de suas vidas. Portanto, se você deseja aprender como ajudar o seu filho a ter boas maneiras, evitando assim possíveis constrangimentos, continue a leitura deste post.

As boas maneiras começam com as palavrinhas mágicas: por favor e obrigado

Com certeza esses são princípios básicos de boas maneiras, por isso, aprender desde cedo a agradecer e pedir por favor, acaba por tornar-se um gesto automático. Vale destacar que, até o tom de voz utilizado deve ser observado, ou seja, caso a entonação da voz da criança pareça mais um choramingo, pode ser sinal de mais um sinal de manipulação e manha, do que de boa educação.

Pedir desculpas

Parece uma dica de boas maneiras irrelevante, no entanto, um pedido de desculpas, mostra que um gesto ou atitude ruim causou um arrependimento verdadeiro. Mesmo que seja algo simples, como esbarrar em outra pessoa, dizer “desculpe” ou “sinto muito”, demonstra uma atitude de humildade e reconhecimento do erro.

Respeitar as pessoas mais velhas

O respeito aos mais velhos mostra que os pais cumpriram com louvor o ensino de boas maneiras ao seu filho. Com gestos simples como ceder o lugar nos assentos, ou ajudar a atravessar a rua, com certeza fará a diferença no dia dos avós, vizinhos ou até desconhecidos.

Aprender a se apresentar

Quando a criança aprende a se apresentar, começa a ter melhor desenvoltura e trabalhar a timidez, que é um traço muito comum na infância. Dessa forma, seu filho saberá como se comportar na casa de algum coleguinha, se apresentando corretamente aos donos da casa. Como também os apresentará a você, quando forem você a receberem as visitas.

Sempre cumprir o que foi combinado

Essa regra é essencial para que a criança aprenda a ter disciplina, cumprir com o horário combinado, bem como respeitar os acordos feitos com os pais. Por exemplo, fazer a lição antes de usar o celular, arrumar a cama ao levantar, entre outras tarefas.

Dicas extras de boas maneiras

Além dos princípios citados acima, existem outras dicas de boas maneiras que jamais devem ser negligenciadas, tais como:
● Não interromper a conversa dos adultos;
● Pedir permissão para fazer algo que não tenha certeza se pode ou não;
● Não apontar as características físicas de uma pessoa, a menos que seja para elogiar;
● Não falar palavrões ou expressões que causem constrangimento nas pessoas;
● Não ficar emburrado quando estiver em um lugar ou fazendo algum programa que não esteja gostando;
● Ser solícito quando os pais pedirem algum favor, evitando resmungar;
● Mastigar de boca fechada;
● Não agir de modo autoritário, dando ordens, pelo contrário, sempre agir com gentileza.

Conclusão

O ensino de boas maneiras não apenas evita possíveis constrangimentos para os pais, como prepara o filho para o bom convívio em sociedade. Ou seja, o que for aprendido na infância, seja de bom ou ruim, certamente será levado para o resto da vida. Por esse motivo, a melhor opção é investir nas boas maneiras do seu filho, para que assim, ele possa ser bem aceito nos ambientes em que estiver. Afinal, ninguém quer ter por perto uma criança reclamona e mimada e muito menos um adulto prepotente e mal educado, não é mesmo? Portanto, comece hoje mesmo a investir no ensino de boas maneiras do seu filho e certamente no futuro será recompensado com um adulto sociável e bem educado.

One thought on “DICAS PARA TE AJUDAR A ENSINAR BOAS MANEIRAS PARA SEU FILHO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *