Dicas super simples para estimular seus filhos a ler

Com a internet e os eletrônicos cada vez mais presentes no dia a dia dos seus pequenos, estimular a leitura parece cada vez mais complicado. Por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar neste momento. Confira!

Um estudo publicado pela Pediatric Academic Society, dos Estados Unidos, aponta que quanto mais cedo os bebês têm contato com a leitura, mais cedo seus cérebros desenvolvem conexões neurais sobre o entendimento da linguagem.

Outros estudos têm convergido no mesmo sentido, demonstrando – através de números e fatos – que o desempenho acadêmico tende a melhorar com leituras extra classe. Além disso, a leitura nas primeiras fases da vida é importante para o desenvolvimento da criatividade, uma vez que, ao imaginar o que se passa na história, a criança é capaz de explorar toda a sua capacidade criativa e criar histórias e fantasias dentro da sua própria cabeça.

Na última década, com o advento pesado da tecnologia na vida das crianças, a leitura tem se tornado um hábito pouco comum no dia a dia dos pequenos e, ao analisar o cenário atual, parece impossível convencê-los a se desconectar das telas e conectarem-se às páginas.

Foi pensando nisso que elaboramos uma lista com algumas dicas simples e rápidas que podem te ajudar a trazer seus pequenos para o maravilhosos e divertido mundo da leitura. Confira!

(Imagem: google.com.br)

Primeira e principal dica: dê o exemplo!

Os pais são espelhos para os pequenos. Tudo o que você faz, consequentemente o pequeno também quer fazer, por isso, habitue-os a vê-lo cultivando o hábito de leitura. E se você acabou deixando esse hábito se perder ao longo do tempo, é uma ótima oportunidade de retomá-lo.

Dê uma pausa na televisão e nas demais telas

De acordo com dados do IBOPE Conecta, de 2018, cerca de 46% dos brasileiros afirmaram navegar pela internet enquanto assistem TV, o que demonstra que a atenção, hoje em dia, é facilmente dispersiva. Portanto, se você deseja manter a concentração dos seus pequenos na leitura, desligue todos os aparelhos que possam distraí-lo. Separe uma hora do dia para a leitura para ajudar a criar um hábito.

O gosto do leitor deve ser levado em conta

Entregar aos seus filhos livros sobre temas que eles não gostam e não se conectam, só vai ajudar no efeito contrário ao desejado. É preciso levar em consideração os tipos de livros que seus filhos têm preferência, para que a atividade flua de maneira mais natural e gostosa para eles.

Que tal criar um cantinho da leitura?

Ao criar um cantinho da leitura com cadeirinhas confortáveis e iluminação adequada pode ajudar ainda mais na criação do hábito de leitura. Ter um espaço reservado só para essa atividade, com os livros sempre à mão, pode estimular ainda mais os seus pequenos.

E aí, gostaram das dicas? Então fique de olho no blog da Tudo Com Nome e confira mais dicas especiais sobre o mundo da maternidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *