Por que os bebês precisam de luvas e toucas?

Uma dúvida muito comum entre as mamães é justamente essa: “por que meus pequenos precisam de luvinhas e toucas?” O questionamento costuma acontecer porque existe um receio em agasalhar o bebê de maneira exagerada ou menos do que o necessário.

Durante a gestação, o organismo é o responsável por manter a temperatura dentro do útero, o que faz com que o bebê mantenha-se protegido e aquecido. Ao nascer, o organismo do bebê passa pela adaptação natural ao mundo exterior, que costuma ser mais frio do que a barriga da mamãe. Por passarem muito tempo dentro do útero, é comum que o corpo do bebê sofra alguns estresses decorrentes do tempo mais frio.

(Imagens: Google)

É por isso que os acessórios são tão importantes no enxoval dos bebês. Esses itens ajudam a proteger as extremidades – partes do corpo que têm mais dificuldade em manter temperatura – como as orelhas, mãos, dedos e cabeça. Uma boa dica para analisar se o recém nascido está com frio é checar a temperatura das mãos, pés e nariz, que costumam ser os membros mais gelados quando o pequeno está com frio.

No caso dos bebês prematuros, a atenção deve ser redobrada, que os mesmos têm ainda mais dificuldades em manter a temperatura, sobretudo pelas dificuldades pulmonares, que os deixam mais suscetíveis aos quadros de hipotermia.

Por outro lado, é importante também não exagerar na hora de agasalhar os bebês. O calor costuma causar irritação, suor e até algumas alergias. 

No inverno, aposte nas luvas, toucas e gorrinhos, que além de lindos e confortáveis, são ótimas opções para manter seus pequenos quentinhos e protegidos.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe agora mesmo com as outras mamães e continue atenta ao blog da TudoComNome! Tudo o que você precisa saber sobre o universo da maternidade e educação infantil está aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *