Precisamos conversar sobre a importância de brincar com seus filhos

Nos dias de hoje, conciliar a rotina do dia a dia e o cuidado com os filhos parece uma tarefa quase impossível. São horas e mais horas dedicadas ao trabalho, trânsito parado nas grandes cidades, dia ou outro é preciso dar uma esticada no escritório, etc. Chegar em casa, tomar um banho e relaxar parece a ideia mais atraente para quem leva uma vida assim, certo? Por outro lado, você gostaria de participar mais da vida dos seus filhos, aproveitar os primeiros anos para criar laços fortes e memórias poderosas. 

Ciente da importância de participar e estar junto ao seu filho neste momento, preparamos um material especial para você, ajudando a organizar sua vida e ter um tempo a mais na agenda para dedicar aos seus presentes mais valiosos. Confira!

(Imagens: Google)

A problemática das rotinas sobrecarregadas

Se engana quem pensa que a rotina sobrecarregada é uma exclusividade dos pais.

Com agendas cheias de atividades extracurriculares e cada vez mais conteúdos didáticos nas aulas, é difícil, para os pequenos, encontrarem tempo para brincar, e a situação só piora quando falamos de momentos de diversão entre pais e filhos.

É preciso entender que o mundo das crianças não pode e não deve ser preenchido com objetivos a serem alcançados, emulando a vida a adulta. A criança assimila os conceitos úteis às fases futuras durante as brincadeiras de infância, onde ela estimula e explora sua criatividade, sua consciência e empatia.

A importância de brincar com os filhos

Com o advento da tecnologia, muitos pais acabam deixando o lazer dos filhos nas mãos de equipamentos eletrônicos, como tablets e smartphones. De acordo com especialistas, brincar é uma forma de se expressar e interagir com o mundo e aprender elementos sobre a cultura, assim como a linguagem musical, oral e escrita entre outras. Portanto, é fundamental que a criança tenha um tempo para brincar e se divertir e o papel dos pais é fundamental neste sentido, estimulando e estando próximo aos pequenos.

Em tempos de pandemia, vale a pena uma pequena pausa no home office quando possível, para dar uma atenção a mais e brincar um pouco com os filhos.

O papel do pai nas brincadeiras

Estimular o seu filho a brincar e ser participativo no dia a dia da criança é fundamental para criar laços afetivos e auxiliar no desenvolvimento saudável do seu pequeno. Ao se envolver em brincadeiras dinâmicas, levando os filhos a explorar o mundo ao ar livre, o pai os instiga a usar o corpo, correr, se aventurar e se arriscar.

Sob a supervisão de um adulto, a criança se sente mais confiante para explorar opções e portanto estimula sua criatividade e proatividade. Além disso, esse momento de diversão entre pai e filhos é importantíssimo na criação de memórias afetivas e estreitamento da relação.
E vocês papais e mamães, têm aproveitado a quarentena para brincar com seus filhos? Se você está precisando de uma forcinha com as brincadeiras em casa, nós preparamos um material muito bacana aqui no blog para te ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *