5 Maiores erros do sono do bebê

Evitar os erros do sono do bebê é um desejo de grande parte dos pais, visto que uma das principais mudanças com a chegada do novo membro, são os prejuízos causados neste momento de descanso dos pais. Para te ajudar nesse processo de aprendizado, elaboramos neste post os principais erros do sono do bebé. Lembrando que boa parte deles são causados pelos próprios pais, por isso, se o seu bebê não tem uma noite de sono tranquila, boa parte da responsabilidade cabe à você. Confira!

1 Dormir muito cansado

Um dos maiores erros do sono do bebê, é levá-los à exaustão, achando que assim irão dormir mais rapidamente e durante toda a noite. Entretanto, esse é um grande equívoco, pois acontecerá o efeito contrário, ou seja, eles brigarão contra o sono. Por isso, nada de tentar impedi-los de tirar algumas sonecas ao decorrer do dia, pois, esses momentos são essenciais para que a noite de sono seja mais tranquila.

2 Não determinar uma rotina de sono

Quando os pais deixam de realizar um ritual diário antes da criança dormir, está cometendo um dos erros do sono do bebê mais significativos. Para que o bebê entenda que está na hora de dormir, ele precisa fazer algumas associações, que só será possível se ele tiver uma rotina bem definida. Assim sendo, é preciso investir em algumas atitudes para que o bebê tenha uma noite de sono tranquilo, tais como:

● Realizar a troca de fraldas;
● Dar um banho em água morna;
● Fazer uma massagem relaxante no seu bebê;
● Amamentá-lo;
● Apagar a luz.

3 Ambiente com muitos estímulos

Um dos fatores determinantes para os erros do sono do bebê são os estímulos que ele recebe momentos antes de dormir. Os pontos que mais contribuem para que o bebê fique agitado e tenha dificuldade de pegar no sono são:

● Não definir um lugar para que o bebê durma, sendo um dia no próprio quartinho, outro no quarto dos pais, ou na sala;
● Deixá-los próximos a equipamentos eletrônicos;
● Ambientes muito claros e barulhentos;
● Atividades e brincadeiras.

4 Não prestar atenção ao desconforto do bebê

É preciso notar se o bebê está não está conseguindo dormir devido a algum desconforto, como:
● Fraldas sujas;
● Roupas desconfortáveis, que estejam apertadas ou com etiquetas que o incomodam;
● Frio ou calor;
● Fome.

5 Acreditar que o bebê deve dormir assim que for colocada no berço

Quando o bebê demora a dormir, os pais costumam ficar angustiados e até nervosos, atrapalhando ainda mais a tranquilidade do seu filho. É preciso entender, que assim como qualquer outra pessoa, os bebês têm seu próprio tempo para dormir. Afinal, quem é que consegue dormir imediatamente após se deitar, não é mesmo. Portanto, se você não quer cometer um dos principais erros do sono dos bebês, dê a eles o tempo que precisam para conseguirem dormir. Lembrando que, se a criança estiver deitadinha, sem chorar, pode deixá-la quieta até que o sonho venha.

Demais erros do sono dos bebês

● Não dar colo para o bebê;
● Tentar induzir a criança ao sono;
● Oferecer mamadeira a fim de que o bebê durma por um longo período;
● Atender o bebê logo no primeiro resmungo.

Conclusão

Agora que você já sabe quais são os principais erros do sono dos bebês, evite ao máximo cometê-los, tanto para o bem estar do seu filho como para todos os demais familiares. Mesmo porque, uma criança que tem um sono agitado, interfere na rotina de toda a coisa, mas não é isso que você quer não é verdade? Então, promova um ambiente tranquilo e acolhedor, deixe-o limpo e bem alimentado antes de dormir e certamente a noite de todos será bem mais agradável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *